Give your website a premium touchup with these free WordPress themes using responsive design, seo friendly designs www.bigtheme.net/wordpress

1. Juventudes e relações étnico-raciais

A problemática étnico-racial; pesquisas e intervenções sobre e com a juventude indígena, negra, quilombola e outras; identidades étnicas; discriminação e racismo em vários contextos; políticas de ações afirmativas.

 

2. Juventudes, violência e conflito

Violência contra, entre e por populações juvenis; fatores de risco e proteção entre jovens autores e vítimas de violência; sobrevivência em contextos violentos; extermínios de jovens; políticas públicas de combate à violência contra jovens.

 

3. Juventudes e seus territórios (Campo e Cidade)

As múltiplas juventudes inseridas em diversos territórios; exercício cotidiano de afirmação da vida e criação de territórios de resistência em contextos de restrições econômicas e outros fatores; territórios como espaços de construção identitária, lugar em que jovens vivem suas experiências e práticas coletivas; construção, significação e reconfiguração por jovens de espaços na cidade e no campo; apropriação de distintos espaços por jovens, como a rua, a metrópole e o assentamento; mobilidade urbana e rural.

 

4. Juventudes, tempo livre, esporte e lazer

Questões relativas aos usos do tempo livre entre jovens; políticas públicas para esporte e lazer; relação entre lazer e consumo; perpectivas críticas sobre o ócio na vida dos jovens hoje; percepções sobre o tempo livre entre jovens.

 

5. Juventudes e saúde

Políticas de saúde para a juventude, acesso ao SUS e atendimento de jovens; fatores de risco e proteção para o uso de drogas lícitas e ilícitas; serviços de atendimento ao jovem usuário ou dependente químico, políticas e práticas de redução de danos, formas de atendimento à família; saúde mental dos jovens, fatores de risco e proteção para o adoecimento entre jovens, incluindo sofrimento psíquico.

 

6. Juventudes e movimentos sociais

O jovem como ator político, formas de  mobilização política e participação social de jovens; politização juvenil e organização de protestos em sites de redes sociais; percepção dos jovens sobre a política; novas formas de reivindicação e defesa de direitos de jovens; participação de jovens em partidos políticos, movimentos sociais, associações e outros espaços da esfera pública; culturas políticas, polarizações e conflitos ideológicos entre jovens e suas consequências.

7. Juventudes, gêneros e sexualidade 

Gêneros e à sexualidade de jovens; o corpo na sociedade atual em estudos sobre (e com) jovens; procedimentos de  modificação e reconstrução do corpo e transgressão de fronteiras sexuais e de gênero; gravidez precoce, doenças sexualmente transmissíveis; assimetrias e preconceitos de gênero; diversidade sexual, sexualidades LGBT.

 

8. Juventudes, artes e cultura

Produção cultural e artística de jovens e para jovens; relatos de experiência artística e sua interface com a participação social e a ação política; produções teatrais, musicais, visuais e performances artísticas de jovens; trabalhos que problematizem a concepção de “arte” e suas experimentações no campo do trabalho social e cultural com jovens; políticas públicas de incentivo às produções artístico-culturais para e por jovens em diferentes realidades e contextos.

 

9. Juventudes, espiritualidade e religiosidade

Práticas religiosas e à espiritualidade de jovens; filiação e prática religiosa em vários contextos juvenis; preconceito religioso entre jovens; debate sobre religião nas redes sociais; interfaces entre religião e política; fundamentalismos religiosos; aspectos protetivos da espiritualidade e religiosidade entre jovens.

 

10. Juventudes e trabalho

A reestruturação do mundo do trabalho; qualificação profissional e ingresso do jovem no mercado de trabalho formal; crise econômica, precarização do trabalho e perspectivas de futuro para jovens; profissionalização e emprego de jovens no Brasil; políticas voltadas para o primeiro emprego; reflexões sobre juventude e não-trabalho.

 

11. Juventudes e educação

Novos desafios para a educação escolar de jovens; qualidade da educação e permanência no sistema escolar; políticas educacionais direcionadas à juventude: educação básica, educação profissional e ensino superior; educação no campo; educação para jovens e adultos; educação indígena e quilombola; educação e inclusão; educação à distância de jovens.

 

12. Juventudes, consumo e novas mídias

Novas mídias na subjetivação e sociabilidade de jovens hoje; imperativos da sociedade de consumo e impactos no mundo juvenil; juventude, publicidade e intimidade; produção de mídias por jovens; jovens e o uso de redes sociais; discursos, ideologias e valores veiculados em redes sociais; mídia e educação.