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1. REGRAS GERAIS:

  • Para submeter uma proposta, é necessário primeiro fazer inscrição no evento e ler atentamente as instruções para cada atividade.
  • Conforme agenda do evento, os Grupos de Trabalho (GTs) aprovados receberão propostas de Comunicações Orais, referentes a relato de pesquisa, relato de experiência ou produção artística/cultural.
  • Os resumos expandidos deverão ser incluídos diretamente no campo do formulário de nosso site. Haverá formulários distintos para cada modalidade (GT, MR e CO). Os resumos devem ter no mínimo 2800 e no máximo 3200 caracteres (com espaços). Em campo próprio, devem-se incluir 3 a 5 palavras-chave. O resumo não poderá conter tabelas, figuras, imagens, caracteres especiais, notas de rodapé, citações, referências. Quando houver algum dos elementos citados, especificar fonte de financiamento ou agência financiadora para a realização do estudo ou intervenção.
  • Cada autor poderá ser o proponente principal de no máximo dois (2) trabalhos nas modalidades MR e CO. No caso de propostas de GT, será permitida a submissão de apenas uma (1) proposta por autor principal. Não há limite de número de trabalhos para coautor, nem de coautores por trabalho.
  • A submissão do resumo para avaliação não está condicionada ao pagamento da taxa de inscrição por autor e co-autor(es). Contudo, o pagamento da taxa de inscrição do evento será obrigatório para todos aqueles que tiverem seus trabalhos ou atividades aceitos (autores e coautores). A falta de pagamento implicará exclusão da atividade na programação.
  • A aceitação da proposta para apresentação está condicionada à avaliação feita pelo corpo de pesquisadores ad hoc do VII JUBRA.
  • O prazo para interposição de recurso pelos autores de trabalhos não aprovados é de até 48 horas após a divulgação dos resultados no site do evento. Os recursos deverão ser enviados para o e-mail de contato da comissão científica.
  • O VII JUBRA não garante financiamento de coordenadores e/ou participantes. Havendo disponibilidade de recursos, os participantes a serem financiados receberão ajuda de custo na forma que for mais conveniente para o VII JUBRA, sendo devidamente informados conforme os critérios a serem definidos oportunamente pela Comissão Organizadora.

 

2. MODALIDADES DE SUBMISSÃO DE PROPOSTAS DE ATIVIDADES E DE TRABALHOS

2.1. Grupos de Trabalho

a) Submissão de propostas de GTs

Poderão propor atividades de Grupos de Trabalho (GTs) para compor a programação do VII JUBRA pesquisadores com título de Doutor (proponente responsável pela submissão). A coordenação do GT será composta pelo proponente e mais dois colaboradores (não é exigida titulação de Doutor dos demais coordenadores do GTs). Recomenda-se que um dos coordenadores seja um jovem e/ou participante de movimentos sociais, ONGs e/ou outros coletivos ligados à juventude e que tenha experiência em ações educativas, artísticas e culturais nesse campo. Pelo menos dois coordenadores deverão ser vinculados a instituições diferentes, preferencialmente em diferentes unidades da federação e/ou países e organizações diversas, incluindo coletivos de jovens e grupos autônomos.

O proponente fará a submissão da proposta em formulário online no site do evento (formulário de GT). É necessário seguir as instruções/informações solicitadas para o correto preenchimento da submissão das propostas, incluindo também o número de inscrição dos demais coordenadores. Portanto, é indispensável que todos os coordenadores já tenham realizado o preenchimento do formulário de inscrição. A proposta do GT deverá vincular-se a um dos eixos do evento e justificar tal vinculação. Seguindo o calendário do evento, os proponentes receberão os trabalhos inscritos para os GTs aprovados e deverão selecionar aqueles que farão parte da programação (relatos de pesquisa, relatos de experiência e produções culturais /estéticas). Recomenda-se que na seleção dos trabalhos os coordenadores procurem observar a diversidade institucional das propostas submetidas.

b) Composição e funcionamento da atividade (GT)

A programação dos GTs será realizada em duas sessões: durante a manhã (de 8:00 às 12:00) e à tarde (14:00 às 18:00) do dia 13/08/17, domingo, com intervalo de 15 minutos em cada sessão. Cada sessão será composta por no máximo, 15 apresentações (de 15 minutos de duração cada), portanto perfazendo um total de 30 trabalhos ao longo do dia.  Recomenda-se que na seleção dos trabalhos os coordenadores procurem observar a diversidade institucional das propostas submetidas.

Os coordenadores deverão organizar previamente a apresentação dos trabalhos selecionados, organizar a frequência dos participantes, debater os trabalhos nas sessões, reunir informações de seu GT a ser divulgado em Anais, entre outras atribuições. O debatedor pode ser escolhido internamente pelo trio de coordenadores.

 

2.2. Mesas-redondas (MR)

a) Submissão de propostas de Mesas-Redondas

Poderão propor atividades de Mesa-Redonda (MR) para compor a programação do VII JUBRA, pesquisadores e profissionais com títulos de Mestre e Doutor (proponente responsável pela submissão). A MR será composta por três participantes, isto é, pelo proponente e mais dois colaboradores. Recomenda-se que um dos membros da MR seja um jovem e/ou participante de movimentos, ONGs e outros coletivos ligados à juventude e que tenha experiência em ações educativas, artísticas e culturais nesse campo. Pelo menos dois participantes deverão ser vinculados a instituições diversas, preferencialmente em diferentes unidades da federação e/ou países e organizações diversas, incluindo coletivos de jovens e grupos autônomos.

O proponente fará a submissão da proposta em formulário online no site do evento (formulário de MR) . É necessário seguir as instruções/informações solicitadas para o correto preenchimento da submissão das propostas, incluindo também o número de inscrição dos demais participantes. Portanto, é indispensável que todos os participantes já tenham realizado o preenchimento do formulário de inscrição. A proposta da MR deverá vincular-se a um dos eixos do evento e justificar tal vinculação.

b) Composição e funcionamento da atividade (MR)

A programação das MRs será realizada em dois períodos: no dia 14/08, segunda-feira, no horário da manhã (de 10:00 às 12:00) e no dia 15/08, terça-feira, pela manhã, no horário de 8:00 às 10:00.

 

2.3. Comunicações Orais para Grupos de Trabalho aprovados (conferir calendário do evento).

a) Submissão de CO

Poderão propor atividades de Comunicação Oral (CO) para compor a programação do VII JUBRA, pesquisadores, profissionais, estudantes, jovens e outros interessados. O proponente fará a submissão da proposta em formulário online no site do evento (o formulário de CO estará disponível a partir de 24/02/17). É necessário seguir as instruções/informações solicitadas para o correto preenchimento da submissão das propostas. O autor de CO deverá propor um entre os três tipos de trabalho:

– Relatos de Pesquisa

Relatos breves de investigações científicas que podem ser propostos por profissionais, professores, pesquisadores, estudantes e outros que têm se dedicado ao tema do GT e ao correspondente eixo temático. Sua duração será de 15 minutos por trabalho. O resumo expandido deve ter no mínimo 2.800 e no máximo 3.200 caracteres (com espaços), além de três a cinco palavras-chave em campo separado.

– Relatos de Experiência

Relatos breves de experiências de ações em projetos e programas que atuam com juventudes e/ou de movimentos sociais juvenis, coletivos e outros tipos de organização e que tenham conexão com o tema do GT e correspondente eixo temático. Sua duração será de 15 minutos por trabalho. O resumo expandido deve ter no mínimo 2.800 e no máximo 3.200 caracteres (com espaços), além de três a cinco palavras-chave em campo separado. 

– Produções artísticas/culturais:

Breves apresentações de produções culturais e de cunho estético produzidos por jovens e outros agentes que atuam com jovens e que tenham conexão com o tema do GT e correspondente eixo temático. As produções podem incluir fotografias, graffiti, stencil, lambe-lambe, assim como vídeos, intervenções audiovisuais, performances teatrais e musicais, entre outras. Sua duração será de 15 minutos por trabalho. O resumo expandido deve ter no mínimo 2.800 e no máximo 3.200 caracteres (com espaços), além de três a cinco palavras-chave em campo separado.

Cada trabalho poderá ser inscrito em um (1) GT, com indicação, no momento da submissão, para 1ª opção e 2ª opção de GT. Os trabalhos serão selecionados e agrupados pelos/as coordenadores/as dos GTs, conforme critérios do VII Jubra e avaliação dos coordenadores. Cada sessão de GT terá a duração total de 2 horas (incluindo intervalo de 15 minutos por sessão) com apresentações de 15 minutos por cada trabalho inscrito, reservando-se tempo para as discussões mediadas pelos/as coordenadores/as do GT.

 

3. NORMAS PARA A ELABORAÇÃO DOS RESUMOS EXPANDIDOS 

3.1. Propostas de GT

Os resumos expandidos de propostas de GTs deverão incluir uma justificativa do proponente (no mínimo 2800 e no máximo 3200 caracteres (com espaços)), apresentando a problemática a ser discutida na atividade, sua relevância e relação com um dos eixos temáticos do evento, quadros teórico-metodológicos de apoio (se aplicável), os tipos de trabalhos (CO) que receberá para compor a atividade, os critérios de avaliação dos trabalhos submetidos e outras informações consideradas pertinentes para a submissão e seleção de trabalhos adequados ao GT.

 3.2. Propostas de Mesas –Redondas

Os resumos expandidos de mesas–redondas deverão incluir um resumo geral do proponente (no mínimo 2800 e no máximo 3200 caracteres (com espaços), apresentando e justificando a problemática a ser discutida na MR, sua relação com um ou mais eixos-temáticos do evento e uma síntese dos trabalhos que comporão a mesa. Também deverá incluir 3 resumos (cada resumo com no mínimo 2800 e no máximo 3200 caracteres (com espaços)) de cada participante da mesa. Os resumos deverão conter introdução (tema e problema), objetivo, orientação teórica (abordagens, teorias e conceitos que guiaram), método (como fez e procedeu), resultados (a que chegou) e conclusões (reflexões geradas).

 3.3. Propostas de Comunicações Orais em GTs

O proponente de Comunicação oral em GT necessitará, para a submissão de seu trabalho, enviar resumo expandido com título (, nome completo e afiliação institucional do autor/a e dos coautores/as (caso haja) e resumo com no mínimo 2.800 e no máximo 3.200 caracteres (com espaços), contendo: introdução (tema e problema), objetivo, relação clara com o GT e eixo temático escolhido, orientação teórica (abordagens, teorias e conceitos que guiaram), método (como fez e procedeu), resultados (a que chegou) e conclusões (reflexões geradas). No caso de relatos de experiência, incluir uma breve apresentação da entidade, coletivo ou movimento onde a experiência se desenvolveu ou vem se desenvolvendo. No caso da modalidade produções culturais/estéticas, o resumo deverá conter: introdução (contextualização do trabalho, tema), objetivo, relação clara com o GT e eixo temático escolhido e reflexões geradas.

 

4. AVALIAÇÃO DOS RESUMOS

  • As propostas de GT e mesas-redondas serão apreciadas pelos membros da Comissão Científica do evento e por consultores ad hoc, após a confirmação da inscrição do autor e coautor(es), podendo ser aceitos ou rejeitados;
  • As propostas de trabalhos (CO) aos GTs aprovados serão apreciados pelos coordenadores do GT, podendo ser aceitos e rejeitados;
  • Os resumos expandidos serão avaliados de acordo com os seguintes critérios: (a) Relevância e fundamentação do estudo ou intervenção; (b) relação clara com o tema e eixo temático do evento (c) adequação do método aos objetivos propostos; (d) clareza na apresentação e discussão dos resultados e (e) contribuição teórica ou prática aos estudos com e sobre juventudes brasileiras.

No caso da modalidade produções culturais/estéticas, os resumos serão avaliados de acordo com os seguintes critérios: (a) Relevância/justificativa da produção cultural/estética, (b) relação clara com o tema geral do evento, eixo temático e GT (c) clareza na apresentação e discussão das reflexões geradas e (d) contribuição aos estudos  e práticas com e sobre juventudes brasileiras.

 

5. DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS E OUTRAS INFORMAÇÕES:

  • Os resultados da submissão serão divulgados na home-page do evento, segundo calendário disponível no site. Em caso de necessidade, a comissão científica poderá adiar ou antecipar a divulgação, conforme recebimento dos pareceres dos avaliadores ad hoc.
  • Os resumos expandidos aprovados serão publicados nos Anais do evento.
  • O participante terá conhecimento do dia, local e horário de sua apresentação por meio do programa final, que estará disponível na homepage do evento.